segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

AOCP - PRODEB (SUPERIOR 2008)

Clique na imagem para ampliá-la.



21. Uma paródia é uma imitação ridícula. No caso da questão, a imitação é de um classificado de jornal. (E)

22. Nos classificados, estamos acostumados a ver a palavra VENDE-SE. (B)

23. A forma verbal apresentada por este tipo de texto é a mesma apresentada na questão anterior: 3ª pessoa do presente do indicativo + pronome apassivador = voz passiva sintética (COMPRA-SE). (C)

24. Em geral, os advérbios são modificadores de um verbo, ao qual acrescentam uma circunstância. Os advérbios também podem modificar um adjetivo ou outro advérbio, mas apenas os advérbios de intensidade. A idéia que o advérbio "Afinal" traz na questão é de conclusão. (A) (A AOCP anulou a questão)

25. O ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba ou vice-versa. A vogal e a semivogal são fonemas, e não, letras. (B) está errada porque "Pe-ra-í" tem hiato. (C) está errada porque "is-so" e "pre-ci-sos" não tem ditongo. (D) está errada porque "is-so" não tem ditongo. (E) está errada porque "Pe-ra-í" tem hiato. A alternativa correta é a letra (A). Veja DITONGO em http://www.portuguesnaveia.blogspot.com/.

26. Encontro Consonantal não é a junção de duas consoantes na mesma palavra. É, sim, a junção de fonemas consonânticos na mesma palavra. Quando eles aparecem na mesma sílaba, são chamados perfeitos. Quando estão em sílabas separadas, são chamados imperfeitos. (A) está errada porque "ven-der" é imperfeito e "gos-to-so" é imperfeito. (B) está errada porque "Câm-bio" é imperfeito e "en-ga-te" é imperfeito. (C) está errada porque "Es-tou" é imperfeito, "is-so" é imperfeito e "mes-mo" é imperfeito. (E) está errada porque "is-so" é imperfeito e "gos-to-so" é imperfeito. A única letra que apresenta encontros consonantais perfeitos é a (D): "Com-prei","pre-ci-so" e "pro-fun-di-da-de". Veja mais sobre encontros consonantais em http://www.portuguesnaveia.blogspot.com/.

27. "Peraí" é uma contração de um verbo (esperar) + um advérbio (aí): Espere aí. (A)

28. O verbo abençoar é transitivo direto e por isso se liga ao seu complemento diretamente sem o auxílio de preposição. Quem abençoa, abençoa alguém. A frase correta da letra (C) seria: Abençoe esta família que é tão devota. (C)

29. Frases feitas com verbos que comunicam são transitivos diretos e indiretos com objeto direto de coisa e indireto de pessoa, ou vice-versa. "Informarei os vizinhos do ocorrido" ou "Informarei aos vizinhos o ocorrido".
I - Não existe erro de concordância na frase. O sujeito (Eu) está oculto.
II - Não existe duplo sentido. A frase pode possuir duas construções que foram informadas no início desta questão, mas a que o examinador sugere tem dois objetos diretos. Essa construção não pode ser feita.
III - Não existem orações nesta questão. Há apenas uma oração. Cada oração possui um verbo e na questão só temos o verbo informar. (D) (A AOCP anulou a questão, só Deus sabe por quê.)

30 - É uma oração subordinada adverbial consecutiva ligada à principal. A conseqüência de estar com fome era comer um boi inteiro. (A)

-->

2 comentários:

Jaqueline disse...

Muito bom os comentários!

Parabéns!

Contador disse...

excelentes comentários, estou estudado para o concurso do tocantins e quem vai fazer a prova e a banca Aopc ( desconhecida aqui na região) e de difícil acesso a materiais voltados para a metodologia dela, os seus comentário será de grande valia para mim.