domingo, 24 de janeiro de 2010

FCC - TRT/MG (TÉCNICO/2009)

Antes de começar, baixe a prova aqui.

1ª PARTE
========

01. O início do texto diz que a LRF foi promulgada para disciplinar a aplicação do dinheiro público e, portanto, não se pode fazer aplicações desse dinheiro sem um prazo para retorno certo.
Resposta: C

02. I - De acordo com o texto, a LRF é um manual de regras inspirado em um código do FMI.(CERTO)
II - Os prefeitos são do poder executivo. (ERRADO)
III - De acordo com o texto, a LRF viabiliza a fiscalização pela sociedade e autoriza qualquer cidadão a entrar com uma ação judicial pedindo seu cumprimento. (CERTO)
Resposta: E

03. Inferir significa deduzir. Respondam uma simples pergunta: por que os municípios não conseguem se adaptar à LRF? Por causa da alta soma que tem de ser comprometida com o pagamento de dívidas passadas, ou seja, eles não pagam e por isso não se adaptam. E eles não pagam porque queixam-se de que suas despesas aumentaram muito desde que assumiram os gastos com o ensino fundamental e o atendimento básico de saúde.
Resposta: E

04. Vamos eliminar as alternativas erradas.
(B) está errada porque "...receitas para fazer frente às despesas" significa ter o dinheiro para gastar com as despesas que não tem nada a ver com "...receitas para se antecipar aos gastos"
(C) está errada porque viabilizar é diferente de facultar. Este significa ser opcional e aquele, tornar realizável.
(D) está errada porque "ser um obstáculo à corrupção" significa apenas dificultá-la e "ser incorruptível" significa impedir a corrupção.
(E) está errada porque "soma comprometida" é diferente de "gastos imprevisíveis".
Resposta: A

05.(A) está errada: "Se alguém vier...arriscar-se-á..."
(C) está errada: "Deve-se entender...tenha..."
(D) está errada: "Muitos prefeitos teriam...dispunham..."
(E) está errada: "...A LRF tem permitido...passem..."
Resposta: B

06. (A) está errada porque o sujeito do verbo cuidar nesta alternativa é "a LRF". Colocando a frase na ordem direta: A LRF cuida das operações. Sujeito simples, verbo no singular.
(B) está errada porque a locução certa aqui é "diz respeito a" que significa "referir-se a".
(C) está errada porque o sujeito de "dever" é oracional e deve ficar no singular.
(D) está certa porque o verbo atingir deve concordar com seu sujeito: "rigorosas sanções". Assim, colocando o texto numa frase direta: "Rigorosas sanções atingem a quem quer..."
(E) está errada porque o verbo favorecer deve concordar com seu sujeito: "O estabelecimento". Assim, trazendo o verbo para junto do sujeito: "O estabelecimento favorece..."
Resposta: D

07. A intenção, nesta questão, é encontrar as falsas sem precisar esgotar os erros encontrados.
(A) Não se separa oração subordinada subjetiva. Na oração "A LRF permite que..." não pode haver a vírgula depois do "que". A vírgula tem que ser antes, em "coisas" pois o termo intercalado é "entre outras coisas". O certo seria: "A LRF permite, entre outras coisas, que a oposição e a população fiscalizem...". Também não há vírgula antes de "fiscalizem" porque não se separa o sujeito do verbo.
(B) Não se separa o nome do seu complemento em "...dificuldades para fazer..."
(D) Não se separa o sujeito do verbo em "Fazem parte da LRF as instruções..."
(E) Falta uma vírgula depois de LRF para separar termo intercalado.
Resposta: C

08. Eliminando as alternativas falsas...
(A) Não se coloca crase antes do pronome quem.
(C) Texto sem clareza
(D) Falta vírgula depois de LRF
(E) Falha na colocação dos modos e tempos verbais
Resposta: B

09. Observe a letra A: veja que ela só muda a ordem das frases mantendo preservado o seu sentido, o que não acontece nas outras letras. Aqui, o mais difícil era saber que "por meio de" = "mediante".
Resposta: A

10. Nesta questão, devemos observar se a construção é feita na mesma pessoa. Observem:
(A) Peça a sua (3ª) Senhoria que divulgue (3ª) até amanhã seu (3ª) parecer sobre o texto da LRF. (CERTO)
(B) Meu caro deputado, vimos pedir-te (2ª) que te (2ª) pronuncies (2ª) sem demora sobre a redação da LRF. (CERTO)
(C) (2ª) com atenção a LRF, por favor, e dize-nos (2ª) se estás (2ª) de acordo com todos os seus dispositivos. (CERTO)
(D) Queremos encarecer-lhe (3ª) a importância de sua (3ª) opinião sobre a forma definitiva que a LRF deverá adotar. (CERTO)
Resposta: E

2ª PARTE
========

11. Nessa questão, o concurseiro poderia ficar na dúvida entre as letras B e E, mas veja que a última letra fala, no presente, que o conformismo transforma a região num deserto. Isso não é verdade. Observem, que no último parágrafo, o autor coloca uma frase no futuro para entendermos que isso é uma previsão: "Só haverá esperanças para os vastos espaços das Geraes...". A nossa letra é a B. Observem o início do terceiro parágrafo quando o autor compara o Jalapão, no Tocantins, com a Serra da Canastra, em São Roque de Minas. Ambos estão no Cerrado e são diferentes. Além desses dois, são citados outras localidades, cada uma com um aspecto característico: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, entre outras.
Resposta: B

12. Primeiro, o texto fala da diversidade do Cerrado, da sua fauna (2º parágrafo) e flora (penúltimo parágrafo). Depois ele dá um alerta: "O que percebo, como testemunha ocular, é que entra governo e sai governo e o processo de desertificação do país continua em crescimento assombroso." Assim, pode-se concluir que, com o Cerrado em processo de desertificação, a fauna e a floca correm risco de extinção.
Resposta: C

13. No quarto parágrafo, no trecho que começa em: "Pena que todo o entorno do parque..." e vai até o final do parágrafo, temos uma crítica á atuação do homem na região do Cerrado. Isso junto aos dois últimos parágrafos confirmam a letra D como resposta.
Resposta: D

14. Nesta questão, o concurseiro poderia ficar entre as letras A e D, mas não seria a últimsa porque não existe essa visão tristonha. O que existe é apenas um olhar, um alerta. É o que se pode deduzir.
Resposta: A

15. Se fizermos a seguinte pergunta: Qual é a consequência de jogar milhões de toneladas de sedimentos no rio? A resposta seria: Inviabilizar sua navegabilidade. Assim, a oração grifada é uma oração subordinada adverbial consecutiva reduzida de gerúndio. É reduzida porque não tem a presença da conjunção e de gerúndio pelo verbo estar nessa forma nominal.
Resposta: C
16. ATENÇÃO!! CAI SEMPRE!! Verbo haver no sentido de existir é impessoal, ficando sempre na terceira pessoa do singular. Se passarmos o termo esperança para o plural, a letra E deve ficar assim: "Só haverá esperanças para os vastos espaços das Geraes..."
Resposta: E

17. A voz passiva pode ser analítica ou sintética. A analítica é formada pelo VERBO SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL. A sintética é formada pela PARTÍCULA APASSIVADORA SE + VERBO (acontece em verbos transitivos diretos). A voz passiva sintética pode ser convertida em voz passiva analítica. Observem: Vendem-se casas (voz passiva sintética) = Casas são vendidas (voz passiva analítica). Não confundam a conjunção condicional SE da letra E com a partícula apassivadora SE da letra A.
Resposta: A

18. CUIDADO!! Depois da explicação da questão anterior, você pode ser levado a marcar a letra A, mas o SE exerce outras funções como pronome reflexivo, que pode ser substituído por "a si mesmo" ou "entre si". É o caso dessa primeira letra. Se marcarem a letra A, vão trocar uma voz passiva (onde o sujeito sofre a ação) por uma reflexiva (onde o sujeito pratica e sofre a ação). O que muita gente não sabe é que o pretérito perfeito também pode ter uma formação composta (Indicativo ou Subjuntivo).
Pretérito perfeito composto do indicativo: PRESENTE DO INDICATIVO DO VERBO TER OU HAVER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL
Pretérito perfeito composto do subjuntivo: PRESENTE DO SUBJUNTIVO DO VERBO TER OU HAVER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL
Pretérito perfeito composto do indicativo (VOZ PASSIVA): PRESENTE DO INDICATIVO DO VERBO TER OU HAVER + PARTICÍPIO DO VERBO SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL.
Pretérito perfeito composto do subjuntivo (VOZ PASSIVA): PRESENTE DO SUBJUNTIVO DO VERBO TER OU HAVER + PARTICÍPIO DO VERBO SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL.

Como o verbo na questão está na voz passiva (foi é pretérito perfeito), A letra semelhante seria a letra D.
Resposta: D

19. Sem muitos comentários nessa questão. Todas as construções são corretas.
Resposta: E

20. A letra incorreta é a C. O certo seria: As aspas dessa letra assinalam a fala do vaqueiro.
Resposta: C

21. Fiquem atentos!! Geralmente o examinador separa o sujeito do verbo para dificultar sua localização.
(A) está incorreta porque "A maior diversidade... está na família..."
(C) está incorreta porque "A região do cerrado... representa..."
(D) está incorreta porque "Não há como saber quantas plantas...já foram soterradas..."
(E) está incorreta porque "Pesquisadores estimam que muitas espécies de vertebrados característicos da região do Cerrado já tenham sido examinados..."
Resposta: B

22. Nesse tipo de questão, leiam todas as letras antes de marcar sua resposta. Assim, você poderá perceber aquela com perfeita clareza, correção e lógica.
(A) Está incorreta. Não é a topografia que se localiza no planalto central. O que é isso?
(B) Está incorreta. A água é de topografia elevada?
(C) Está incorreta. Cadê a parte que fala que o Cerrado apresenta topografia elevada?
(D) Está incorreta. "...água cujo elemento crucial vai para o abastecimento...?" A água é o elemento crucial. Há erros de pontuação também, ou seja, falta dela.
Resposta: E

3ª PARTE
========

23. Passagens como: "Os escritórios, num passe, esvaziam-se" e "Come, braço mecânico,..." dão a resposta desta questão.
Resposta: B

24. Trechos como "braço mecânico" e "mão de papel" descaracterizam a humanidade.
Resposta: C

25. Homem depois de homem, mulher criança...na volta pra casa. Escutar a hora espandongada da volta significa que a volta é amarrotada de tanta gente, caótica.
Resposta: A

26. Esta oposição é facilmente identificada nas passagens:

AGITAÇÃO - "As bocas sugam", "Salta depressa" e "Multidões cruzam"
SILÊNCIO E CANSAÇO - "se quedam mudos" e "entre muros apagados"
Resposta: D

27. A incorreta é a letra E porque a forma verbal "É" concorda com "negócio", portanto não pode estar no plural.
Resposta: E

28. I - Formas verbais como escuta, salta e come estão na 2ª pessoa do imperativo afirmativo. Veja a formação do imperativo em: http://portuguesnapratica.blogspot.com/2009/10/fcc-trtce-analista2009.html, questão 20. (correto)
II - O poema não trabalha na 1ª pessoa do plural, onde o autor se insere no contexto. (errado)
III - O trecho em volta de "...mais tarde será o de amor" confirma a veracidade deste item. (correto)
Resposta: B

29. O negócio insinua-se no tráfego e está dissimulado no bonde. Reiterar significa fazer outra vez o que já se fez, ou seja, o negócio.
Resposta: D

30. Como dito no item I da questão 28, o verbo que tem a mesma forma de escuta é come. As duas formas estão no imperativo afirmativo. Veja o link na questão 28 para a formação do imperativo.
Resposta: C


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professor Moisés,

Por favor, gostaria que você analisasse a prova de Português do Concurso do Ministério da Agricultura para ver se cabe algum recurso, pois perdi alguns pontos importantes.

Atenciosamente,

Artur Silva
smecdln@yahoo.com.br

obs.: Segue os Links.

PROVA: http://200.150.155.210/MAPA2010/Divulgacao/INTA.pdf
GABARITO: http://200.150.155.210/MAPA2010/Divulgacao/GabINT.pdf

Unknown disse...

Descobri sua página hoje, já foi para os favoritos!! Parabéns pelo ótimo trabalho!!