1 - De acordo com o início do segundo parágrafo, o economista Pérsio Arida publicou texto onde ele afirma que o aprendizado da teoria econômica tem sido efetuado de acordo com dois modelos distintos: hard science e soft science. Mas o item não fala sobre o texto de Pérsio Arida, mas, sim, do texto que está em análise e este não constitui argumentação em defesa de determinada linha de pesquisa dentro das ciências econômicas.
Boa pegadinha. Cuidado!
Resposta: E
2 - Não, Trata-se do aprendizado da teoria econômica.
Resposta: E
3 - Inferir significa deduzir. Não precisa necessariamente estar no texto de forma explícita. Sendo assim, a partir da linha 6, principalmente linha 7, temos o trecho: "...há aqui dúvidas a respeito de se o conhecimento mais recente é necessariamente o melhor...". Para o texto, o "poder não ser" do item e "dúvidas" do texto são sinônimos.
Resposta: C
4 - ATENÇÃO! "Aqui" e "Ali" são advérbios. Além disso, "Aqui" refere-se a uma situação.
Resposta: E
As questões de 5 a 8 são para avaliar a reescrita de um trecho do texto, mantendo-se o sentido e a correção gramatical. Neste tipo de questão, na maioria das vezes, o item errado apresenta erros de gramática. Exercitaremos também uma forma rápida de responder ao item, sem precisar analisá-lo de forma completa, pois não precisamos descobrir todos os erros dele para dizermos que está errado. Quando toda a reescrita estiver certa, analisaremos o sentido.
5 - Neste item, ocorre erro de concordância verbal. O certo seria "Não existe, segundo a autora, uniformidade de opiniões..." O verbo existir deve concordar com o núcleo do sujeito uniformidade.
Resposta: E
6 - Podemos dizer que esta é uma paráfrase: reescrita de um texto sem mudança de sentido.
Resposta: C
7 - Não é só nas ciências sociais que não há consenso. Na ciência econômica também.
Resposta: E
8 - A dúvida neste item, é se há uma pontuação após a palavra consenso, mas se analisarmos a ordem direta de uma frase, veremos que as locuções adverbiais vêm no final do período. É o que ocorre com as locuções "seja na ciência econômica" e "seja nas demais ciências sociais". Neste caso, só há a separação com a vírgula de termos com mesma função sintática.
Resposta: C
9 - Esta é uma questão sobre tipologia textual, onde devemos analisar o tipo de texto empregado. São 3 os tipos de texto:
Descrição: É um tipo de redação centrada no objeto.
Ex. "A cor, os olhos, os dentes, o cabelo - tudo nela era um encanto: olhos puxando para negros, dentes miudinhos e de uma brancura de algodão em rama, cabelos negros e luzidios como a asa da graúna - morena-clara."
Narração: É a redação centrada no fato, no acontecimento. O texto é narrativo quando alguém conta alguma coisa.
Ex: "Ontem teu irmão Antônio se perdeu no parque."
Dissertativo: É a redação centrada na ideia. O texto é dissertativo quando o autor apresenta e defende opiniões sobre o tema abordado.
Ex. "A vida é maravilhosa porque Deus quer a nossa felicidade."
Desta forma, percebe-se que o texto citado neste item é dissertativo.
Resposta: E
10 - O verbo rezar pode ter alguns significados:
a) Proferir, dizer (oração ou súplicas religiosas); fazer preces.
b) Referir, conter escrito.
c) Tratar, falar, ditar, mencionar, estabelecer
d) Fazer oração a Deus ou aos santos.
Percebe-se que a substituição pode ser feita sem alteração de sentido e correção gramatical.
Resposta: C
11 - Isto apresenta-se no texto entre as linhas 19 e 21.
Resposta: C
12 - Na frase mostrada neste item, a palavra ora tem sentido alternativo e no texto, linha 16, ela tem valor conclusivo. Sendo assim, concordo com o gabarito oficial que a CESPE apresentou.
Resposta: C
Gabarito oficial: C
13 - O verbo afirmar, em terceira pessoa do singular, refere-se ao autor da citação. O "que" inicia oração subordinada substantiva na ordem direta e não pode ter separação com vírgula depois dele. A que existia no texto, separava termo deslocado (palavras dele) que pode ser perfeitamente suprimido com correção gramatical também.
Resposta: C
14 - Não se separa sujeito de verbo. Por favor, prestem bem atenção que fala-se no item que a correção seria prejudicada, portanto item certo.
Resposta: C
15 - Como a substituição é por uma palavra masculina, deixa de existir a crase (às) e passa a existir a contração "aos".
Resposta: C
16 - As palavras "intransferível", "inquestionadamente" e "indivíduo" têm os seguintes significados:
Instransferível = Palavra formada por derivação prefixal. Que não é transferível.
Inquestionadamente = Palavra formada por derivação prefixal e sufixal. Que não pode ser questionado.
Indivíduo = do latim, Individuus, que não pode ser dividido.
Todas as palavras citadas possuem, na sua estrutura, elementos que indicam negação.
Resposta: C
17 - Infelizmente, precisamos saber o significado da palavra desígnio: plano, intenção.
Desta forma, na alteração por destino, o texto teria sua coerência prejudicada.
Resposta: C
As questões 18, 19 e 20 são sobre o Manual de redação de correspondência e atos oficiais. Este manual pode ser encontrado em vários locais, um deles é http://www.funasa.gov.br/ site/wp-content/files_mf/adm_ redOficial.pdf.
18 - Este é um intróito que pode ser chamado de cabeçalho.
Resposta: C
19 - Trata-se de um corpo de um ofício circular. Veja mais no Manual de redação de correspondência e atos oficiais.
Resposta: E
20 - O fecho de um memorando é composto apenas de um "Atenciosamente," ou um "Respeitosamente,". Observe que os dois devem vir seguidos de vírgula. Veja mais sobre fechos no Manual de redação de correspondência e atos oficiais.
Resposta: E
2 comentários:
gabarito da 12 correto a questão afirma que a palavra "ora' tem sentido diferente.
Obrigado pela correção, Raul. Não tinha observado isso. Isto mostra como devemos ter atenção numa prova. Às vezes, o nosso raciocínio està todo certo, mas erramos a questão por falta de atenção.
Postar um comentário