quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CESPE - ABIN (2004)

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Observem, nestas questões do CESPE a mistura das matérias português e atualidades. O objetivo principal é comentar as questões de português.


1. Existem alguns casos em que o sujeito composto e da 3ª pessoa pode ter o verbo no singular. ATENÇÂO!! Eu disse PODE. São eles:

a) Os núcleos do sujeito são sinônimos
A decência e honestidade ainda reinava (ou reinavam).
b) Os núcleos estão em gradação
Uma ânsia, uma aflição, uma angústia repentina começou (ou começaram) a me apertar a alma.
c) Os núcleos do sujeito estão pospostos ao verbo: este poderá concordar com o substantivo mais próximo.
Aqui é que reina (ou reinam) a paz e a alegria nas boas consciências.
Existem outros casos especiais de concordância. Estude-os.
Nesta questão, não existe nenhuma das 3 opções. O que há é um sujeito composto da 3ª pessoa e anteposto ao verbo. Neste caso, o verbo fica na 3ª pessoa do plural somente.
"A criação...e a consolidação permitem..." Resposta: (E)

2. Todas as expressões se encaixam. Sem muitos comentários aqui. Resposta: (C)

3. O sinal indicativo de crase em "às ameaças" vem do trecho "...no que diz respeito a...". Observe: ...diz respeito ao aproveitamento...,aos antagonismos e às ameaças... Resposta: (E)

4. ANULADA

5. A elipse é a omissão de um termo facilmente subentendido e na questão não podemos subentender a palavra "diplomática". Veja mais sobre elipse na questão 14 da prova CESPE TRT/DF (2005).

6. Um artifício utilizado na impessoalização de um texto é colocá-lo na voz passiva e é o que encontramos aqui nesta questão. O distanciamento do autor também caracteriza a impessoalização de um texto. Resposta: (C)

7. O particípio passado do verbo fluir é FLUÍDO. Resposta: (E)

8. A região amazônica não corresponde ao maior intercâmbio COMERCIAL do Brasil. A fronteira amazônica é considerada estratégica por uma questão de segurança nacional. Observem, nas questões do CESPE que nem tudo está no texto porque ele mistura português e atualidades. Resposta: (E)

9. O que são os sentidos denotativo e conotativo? O sentido denotativo é o sentido real da palavra. O conotativo é o sentido figurado ou com figuras de linguagem. Observem nesta questão que a palavra blindagem não está sendo utilizada no seu sentido real: "...programa de blindagem da amazônia...". A palavra blindagem foi utilizada no sentido de segurança. Não se blinda um programa no sentido real da palavra. Blindagem, no sentido real, significa uma ação de blindar, revestir com aço. Resposta: (E)

10. A "blindagem da amazônia" como dito na questão anterior é a seguraça desta área para evitar justamente a ação de guerrilheiros e a entrada de drogas. Resposta: (C)

11. Flotilha significa pequena frota e não tem nada a ver com o dito na questão. Resposta: (E)

12. Acho que existe uma troca nesta questão: As ações criminosas é que justificam um sistema integrado de vigilância. Resposta: (E)

13. Claro que se justifica. Questão de segurança nacional. As ações criminosas ficariam impunes sem um programa de vigilância na região. A questão do desmatamento é fortíssima. Está toda hora na imprensa. Não mudou muito de 2004 para cá, mas precisa acabar. Resposta: (E)

14. Tanto as vírgulas como os parênteses podem substituir os travessões nesta questão sem prejuízo sintático e gramatical. Acessem a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla, páginas 433 e 434. Todos estes sinais de pontuação servem para isolar frases intercaladas de caráter explicativo. Resposta: (C)

15. São formas equivalentes que não causam prejuízo ao texto. Na troca, deve ser usada a mesóclise porque a forma verbal é do futuro e não existe nenhum termo anterior que atraia o pronome para a próclise. Resposta: (C)



16. A tendência existe. O exemplo é a segurança. A cada olimpíada que passa, os gastos com a segurança são maiores. Resposta: (C)

17. No texto, quando ligamos 11 de setembro (l.1) a segurança (l.5) e a ataques terroristas (l.7) temos a lembraça do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América. Resposta: (C)

18. No texto, existe uma elipse na primeira linha onde podemos subentender que a síndrome ocorreu em 11 de setembro. A conclusão que tiramos de todo o trecho proposto na questão é que só houve uma inversão de termos que não afeta o sentido original. Resposta: (C)

19. Comando remoto de Saddam? Que história é essa? George W. Bush invadiu o Iraque porque ele estava querendo um motivo para isso, mas na verdade o motivo foi o petróleo. Resposta:(E)

20. Cerca de significa aproximadamente. Acerca de significa sobre. Na substituição, o texto fica incorreto, sem sentido. Resposta: (E)

21. Na linha 7, existe uma referência à palavra ataque: "...evitar ataques terroristas, como o ataque que ocorreu..." ou "...ataques terroristas, como o que ocorreu...". Existe novamente aqui uma elipse. Vejam como o CESPE gosta de elipse (kkk...). O "o" de "o que ocorreu" é um pronome demonstrativo que pode ser substituído por "...aquele que ocorreu..." e o "que" é um pronome relativo ao "o" anterior que se refere a ataque (elipse). Resposta: (E)

22. Poderia existir mais incentivo ao esporte brasileiro sem a necessidade de se criar um ministério específico. Apenas não existe o incentivo necessário para que o país tenha resultados melhores. Resposta: (E)

23. Se fizermos a leitura entre as linhas 10 e 14 veremos que o "do" dito na questão vem de "parte". veja como seria a ordem direta: "...faz parte do esquema grego o sistema de navegação..." Resposta: (E)

24. Alemanha faz parte da União Européia e aparece na linha 12 como um dos países colaboradores do sistema de segurança. Resposta: (E)

25. Os textos literários preferem a linguagem figurada o que é apresentado na linha 14 quando se omite (zeugma - espécie de elipse: olha a elipse de novo!!) a preposição "de". Assim, a substituição sugerida não é um recurso de subjetividade próprio dos textos literários. Resposta: (E)

26. O candidato precisa saber um pouco de cultura geral para responder questões do CESPE. O ato constitutivo da Organização do Tratado do Atlântico Norte foi assinado em Washington em 4 de abril de 1949, como resultado das tensões acumuladas na fase inicial da Guerra Fria entre as duas grandes potências vencedoras da II Guerra Mundial. Resposta: (C)

27. Aqui, a palavra chave é ESTIMULA. Estimular é uma coisa, criar é outra. É bom não confundir. O MERCOSUL estimula a formação, mas não é ele que forma. Quer se enfatizar aqui a competição entre os mercados mundiais. Resposta: (C)

28. A expressão "bloco" é um elemento de coesão do texto que remete o leitor à palavra MERCOSUL. Resposta: (C)

29. Mesma coisa da questão 26: cultura geral. A aproximação entre Brasil e Argentina ocorreu na década de 80 e, em 1990, assinaram o Tratado de Buenos Aires, consolidando uma integração econômica entre as duas nações. Em 26 de março de 1991 foi assinado o Tratado de Assunção, nesse entrou além de Brasil e Argentina, Paraguai e Uruguai. A integração entre os países membros permitiria a implantação de um mercado comum. Surgia o MERCOSUL. Resposta: (C)


30. Na linha 6, o texto diz que esse mecanismo precisa ser fortalecido. Precisa porque é frágil. Resposta:(C).

31. Haja visto não existe. A expressão é haja vista que significa veja, vide. "Vista", na expressão, tem o sentido de olho, por isso não pode ser "visto". Resposta: (E)

32. Em julho de 2004, o governo argentino decidiu restringir a importação de eletrodomésticos do Brasil, por isso o texto cita "...as últimas divergências...". Resposta:(C)

33. Aqui, o candidadto tem que saber comparar o potencial produtivo de cada país e verificar que a alternativa não tem sentido. Resposta: (E)

34. Aqui, o candidato deve saber comparar as características do Mercosul com a União Européia. Resposta:(E)

35. O subjuntivo é um modo que enuncia um fato possível, duvidoso, hipotético. Denota que uma ação, ainda não realizada, é concebida como dependente de outra. Nesta construção do texto, pode-se usar tanto o pretérito imperfeito como o futuro do pretérito. Resposta: (C)

4 comentários:

Elvis K disse...

Caro colega; se possível poderia postar as questões de Português da prova comentada da ABIN - Oficial de Inteligência 1 - que aconteceu em dia 12/outubro/2008 ?

Moisés disse...

Ainda não tive acesso a essa prova. O CESPE pede autenticação para baixá-la.

Biamorim disse...

Caro colega; se possível poderia postar as questões de Português da prova comentada da ABIN - Oficial de Inteligência 1 - que aconteceu em dia 12/outubro/2008 ? Vide o link da prova: http://www.pciconcursos.com.br/provas/download/oficial-de-inteligencia-abin-cespe-2008

Moisés disse...

Consegui baixar a prova. Em breve, publicarei a prova comentada. Obrigado pela participação aqui no blog. Ela é muito importante. Será um prazer ajudar.