quarta-feira, 3 de setembro de 2008

FCC - TRT/BA (2003)

Clique nas figuras para ampliá-las.



1. A interpretação é uma parte da prova que precisamos de atenção redobrada. Nesta questão, por exemplo, o leitor poderia ficar entre a A e D, mas a certa é a D porque a A é descartada pelo penúltimo parágrafo. Nele, o autor diz que os jornalistas adotam o princípio do falso impacto pra não confundir o leitor, partindo do pressuposto que este não tem condições de compreender um título que contenha dois fatos.

2. Aqui, a dúvida poderia ficar entre a letra B e E. Marcaríamos a E porque ela se confirma logo no início do último parágrafo (..., editores...recorrem a manchetes...).

3. A chave desta questão está no trecho "...pressuposto reacionário..." que quer dizer jornalistas conservadores que fazem suposições antecipadas ou preconceitos. Resposta: letra B.




4. A resposta é a letra E. O verbo deve ficar no plural quando os núcleos do sujeito forem ligados pelo conectivo "OU" sem exclusão. A letra A está errada porque, quando o sujeito é oracional, o verbo fica na 3ª do singular (Aos editores...cabe recorrer...). Existe a concordância com o núcleo do sujeito nas letras B (Um...acabou) e C (O respeito...constitui). Na letra D, temos um sujeito indeterminado acompanhado do índice de indeterminação do sujeito (se) e, o verbo, neste caso, fica na 3ª do singular. O índice de indeterminação do sujeito é detectado com verbos intransitivos ou transitivos indiretos. Neste caso, quem recorre, recorre a ... verbo transitivo indireto (Quando se recorre...).

5. Nesta questão, o concurseiro precisa saber o que significa a palvara COTEJAR. Cotejar significa confrontar, comparar. Assim, a resposta desta questão também é a letra E. As duas frases têm um sentido de finalidade: para... = a fim de...

6. A chave desta questão é saber que a palavra senão existe e pode ter vários significados: ou (do contrário), mas, exceto. Assim, na letra A temos a nossa resposta. O senão, neste caso, equivale a exceto e as frases ficam equivalentes.

7. O agente da passiva vira sujeito da voz ativa, portanto uma assembléia pode alterar ... . Resposta: letra C.

8. Na letra A, a fim de é separado no sentido de finalidade. Só com este erro poderíamos pular para o próximo item. Não precisaríamos nem saber que acesso é com c. Na letra B, polemizar e deslize são com z. Na letra C, temos a nossa resposta. Na letra D, palavras derivadas de verbos que terminam em TIR escrevem-se com SS. Assim, repercutir - repercussão. Não precisamos nem continuar lendo esta opção. Vamos à letra E: privilegiar é com i. Sem falar que o verbo é abranger com g.

9. Nas letras C, D e E temos conjunções subordinadas concessivas o que as invalidam como resposta. A resposta seria a letra B, no sentido de tempo já que o ministro tinha dado uma declaração uma semana antes.

10. Usa-se o ponto-e-vírgula para separar orações coordenadas de certa extensão, entre outras funções. Isso temos na letra A. Na B, temos uma oração subordinada adverbial concessiva desenvolvida na ordem direta que pode ou não vir separada por vírgula. Na ordem inversa, a vírgula é obrigatória. Na C, existe um esclarecimento que deve ser anunciado com dois-pontos. Na D, não se separam orações subordinadas adjetivas restritivas. Na letra E, Como já dito anteriormente neste item, orações subordinadas adverbiais, neste caso, causais desenvolvidas na ordem direta podem ou não vir separadas por vírgula.

11. Aqui temos uma questão de regência/pronome relativo. Deve-se olhar os verbos que estão depois dos pronomes relativos. Primeiro: quem faz referência, faz referência a ... construindo a frase de uma outra forma teríamos: Alberto Dines faz referência a manchetes, então o certo seria ... manchetes a que Alberto ... . Com a solução do primeiro, já achamos a resposta. Letra D. Se observarmos, vemos que o pronome relativo como encaixa-se perfeitamente no segundo trecho.


12. Depois de ler todo o texto, a resposta é facilmente encontrada no último parágrafo, perto do final. Sem muitos comentários. Resposta é a letra B.

13. Resposta é a letra A. Na letra B, o verbo implicar no sentido de acarretar é transitivo direto, portanto sem preposição. Na C, não existe uma ligação coerente entre as orações. Na D, existe uma conjunção "porque" causal que deve ser junta. Na E, não existe artigo antes de cujas e não se observa também o substantivo depois dele.

14. A resposta desta questão é muito aplicada em redações. Nestas, é importante que afirmações sejam justificadas com exemplos. Isso é o que ocorre na relação entre as afirmações I e II desta questão. O que se afirma em I, é justificado em II com exemplo. A resposta é letra C.

15. Nesta questão temos que observar os verbos. No primeiro, quem participa, participa de..., portanto a substituição seria por dele participam. No segundo, o verbo assistir, no sentido de ver, presenciar, rejeita o pronome lhe. Até aqui já responderíamos a questão (letra E) sem precisar analisar o último sublinhado, mas como estamos comentando é importante citar aqui que o pronome lhe é utilizado em substituição de objetos indiretos, retirando-se os casos em que ele é rejeitado pelo verbo.


16. A articulação correta está na letra C, onde se empregam duas formas verbais no presente do subjuntivo. Nas outras, há divergências entre os tempos verbais.

17. A resposta está na letra E: com sujeito composto, em regra, o verbo deve ir para o plural. Nas outras o verbo deve ficar no singular. Na D, o verbo concorda com Cada um... . Na C, o verbo concorda com Quem... . Na B, temos um índice de indeterminação do sujeito que deixa o verbo na 3ª pessoa do singular. E na A, o verbo concorda com A inteira...

18. Resposta é a letra D. Na letra A, a forma correta seria interviessem. Na B, a forma correta seria ativéssemos e prejudicar-nos-íamos. Na letra C, a forma correta da 3ª do presente do subjuntivo é disponha. Na letra E, a terceira pessoa do futuro do subjuntivo é dispuser.

19. Está inteiramente correta a letra B. Na A, adjuntos adverbiais deslocadaos (entre os turistas estrangeiros) devem vir entre vírgulas. Na C e D, não se separa o sujeito (euforia) do verbo (assenta). Na E, além de ocorrer o mesmo que na A, não se separa a oração principal da oração subordinada substantiva, que pode ser detectada usando o artifício do pronome ISSO: Poucos imaginam ISSO. Como o ISSO está fazendo papel de objeto direto, a oração seria subordinada substantiva objetiva direta.

20. Na letra A e B, não se coloca crase antes de pronome indefinido. Na C, não se coloca crase antes de verbo. A letra D é a nossa resposta. Aqui, o verbo caber pede a preposição a e autoridades é palavra feminina e pede o artigo as (a+as=às). Na outra crase, quem tem acesso, tem acesso a alguma coisa e práticas é palavra feminina que pede o artigo as (a+as=às). Na E, o verbo avaliar não pede a preposição a. O que aparece aí é apenas o artigo a.


Nenhum comentário: