quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FCC - IPEA (SUPERIOR 2004)

Clique nas imagens para ampliá-las.





1. O último parágrafo confirma a resposta desta questão. (C)


2. Somente a II e a III são corretas e podem ser confirmadas respectivamente pelos seguintes trechos: "...tanto mais seu rebento estará a fim de aventurar-se por terrenos pouco ou nada mapeados." e "...você acha bom evocar a sabedoria que vem de sua experiência, seja humilde e modesto. Quanto mais você justificar sua autoridade pela experiência..." (E)


3. Se vou fazer (no futuro) algo que ninguém nunca tenha feito (no passado), quem poderá (no futuro) ditar minha conduta? (B)


4. São 3 as vozes do verbo: a voz ativa, a passiva e a reflexiva. A ativa ocorre quando o sujeito pratica a ação. A passiva, quando o sujeito sofre a ação. A reflexiva, quando ele pratica e sofre a ação.

Exemplos:
Ativa: Nossa cultura venera a experiência.

Passiva analítica: A experiência é venerada por nossa cultura.

Reflexiva: O homem feriu-se.

Obs: A voz passiva pode ser chamada de sintética quando é construída com a partícula apassivadora "se": "Venera-se a experiência". (A)





5. (A) está errada porque o verbo venerar deve concordar com valor que é seu sujeito nesta voz passiva sintética: "Por mais que se venere o valor" (analítica seria: Por mais que o valor seja venerado). (B) está errada porque o verbo haver no sentido de existir, ocorrer, acontecer fica na terceira pessoa do singular. (C) está errada porque, quando, regido da preposição a, o infinitivo equivale a um gerúndio em locuções formadas com os verbos estar, andar, ficar, viver e semelhantes, sua forma correta é a não flexionada: "A separar a autoridade...está uma nova...". (E) está errada porque o verbo representar deve concordar com o núcleo do sujeito Uma: "Uma das formas...representa-se". A alternativa correta é a (D): "A evocação...só faz irritar os jovens, que costumam menosprezar (os jovens costumam menosprezar)...ainda não viveram (eles, os jovens, não viveram)".


6. (A) está errada porque não se coloca verbo depois do pronome relativo cujas. Deveria haver um substantivo no lugar. (C) está errada porque o segundo sublinhado deveria ser a preposição "a": "...costuma mobilizar os filhos a...". (D) está errada porque quem me alerta, alerta-me de alguma coisa e quem experimenta, experimenta algo, portanto: "...algo que ninguém tenha..." e "...desventuras de que me alertaram meus pais". (E) está errada porque os adolescentes costumam se esquivar da autoridade dos pais e não se coloca artigo depois do pronome relativo cuja. A alteranativa correta é a letra (B).


7. A flexão correta da letra C é provier. (C)


8. Na letra (A), praticamente só houve a inversão dos termos com pequenos ajustes como a
troca da conjunção "se" por "quando". (A)


9. Apenas a III está errada. "Quanto mais...tanto mais..." tem o sentido de proporcionalidade. (D)


10. (A) está errada: ignorar coisas e desconfiar das coisas. (B) está errada: subestimar coisas e descuidar das coisas. (C) está errada: suspeitar das coisas e negligenciar as coisas. (D) está errada: desviar das coisas e evitar as coisas. A alternativa correta é a (E).

-->

Nenhum comentário: