domingo, 23 de agosto de 2009

FCC - TRT/MA (TEC.JUD.2009)

Antes de começar, baixe a prova aqui.


01. O trecho que responde esta questão está no segundo parágrafo: A mais nova e polêmica explicação para tais fenômenos é uma revolucionária teoria sobre as chuvas, chamada "bomba biótica", e pode mudar os conceitos da meteorologia tradicional.
Resposta: A

02. Vejam que, antes da expressão citada, o texto diz que não olhemos para a loucura do tempo em um único país, mas sim para a "loucura a dois". Então, espera-se no prosseguimento que o texto compare a situação de dois países. É o que acontece. Fala-se no interior da Amazônia e na Austrália com situações climáticas diversas.
Resposta: B

03. Observem que, no primeiro parágrafo, o autor mostra um contraste entre o Rio Grande do Sul e o Piauí para justificar o desenvolvimento posterior, falando que o tempo anda louco, falando da bomba biótica e etc.
Resposta: E

04. "Ao falarem de chuva..." traz uma ideia de tempo.
Na letra A, "à medida que" traz ideia de proporção.
Na letra B, "Como falam de chuva" traz ideia de causa.
Na letra C, "Visto que falam de chuva" traz ideia de causa também.
Na letra D, "Conquanto falem de chuva" traz ideia de concessão.
Na letra E, "Quando falam de chuva" traz ideia de tempo.
Resposta: E

05. O sinal de dois-pontos pode ser empregado:
-para anunciar a fala de personagens
-antes de uma citação
-antes de certos apostos, principalmente nas enumerações
-antes de orações apositivas
-para indicar um esclarecimento, um resultado ou resumo do que se disse

No caso da questão, "a devastação das matas" esclerece, especifica qual é o tema mais atual e globalizado.
Resposta: B

06. Nesta questão, os verbos falar e ouvir são transitivos diretos: quem fala, fala a frase leiga e padrão e quem ouve, ouve a frase leiga e padrão. Sendo assim, o "se" é particula apassivadora e aceita que a frase seja construída na voz passiva analítica, aquela feita com o verbo ser + particípio do verbo principal. Observando o tempo verbal da frase, podemos transformar o texto assim: "...eis a frase leiga e padrão que mais é falada e mais é ouvida..."
Resposta: A

07. Esta é uma questão que temos que saber em que modo e tempo está o verbo. "Olhemos" é primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo.
que eu olhe
que tu olhes
que ele olhe
que nós olhemos
que vós olheis
que eles olhem

Assim, precisamos achar uma resposta no mesmo modo, tempo e pessoa. Todas as respostas estão na primeira pessoa do plural, mas em que modo e tempo?
A) Chegamos é presente do indicativo. (chego, chegas, chega, chegamos, chegais, chegam). O subjuntivo seria cheguemos.
B) Não se deixe levar pela mesma terminação (emos). Faça sempre a conjugação. Neste caso, vemos é também presente do indicativo. (vejo, vês, vê, vemos, vedes, veem). O subjuntivo seria vejamos.
C) Nesta letra, acontece a mesma coisa da anterior. Não se deixe levar pela terminação. Antes, faça a conjugação para confirmar. Devemos também é presente do indicativo (devo, deves, deve, devemos, deveis, devem). O subjuntivo seria devamos.
D) Observem que a terminação deste verbo é em -amos, mas é a nossa resposta. Veja a conjugação do verbo fazer no presente do indicativo e no presente do subjuntivo para notar a diferença:
PRESENTE DO INDICATIVO
eu faço
tu fazes
ele faz
nós fazemos
vós fazeis
eles fazem
PRESENTE DO SUBJUNTIVO
que eu faça
que tu faças
que ele faça
que nós façamos
que vós façais
que eles façam
E) Nunca vá pelo que nós chamamos de achismo. Você tem que saber conjugar os verbos. Como vocês puderam notar, o presente do subjuntivo é conjugado assim:
que eu...
que tu...
que ele...
...
Vejam que observamos também é presente do indicativo. (observo, observas, observa, observamos, observais, observam). O subjuntijvo seria observemos (que nós observemos).
Resposta: D

08. A concordância verbal é aquela feita entre o sujeito e o verbo e a nominal é a feita entre o substantivo e o adjetivo, artigo, numeral. A CARLOS CHAGAS gosta muito de inverter a ordem da frase. Colocar o sujeito depois do verbo. Vamos à análise dos itens:
B) Quando o sujeito é simples (apenas um núcleo), o verbo deve concordar com ele, qualquer que seja a ordem: sujeito + verbo ou verbo + sujeito. O núcleo do sujeito do verbo valer é explicações, portanto "Valem...explicações...". Além disso, fenômenos climáticos estão ocorrendo. Observem que o pronome relativo "que" refere-se a fenômenos climáticos. Este "que" tem a função sintática de sujeito, mas refere-se a um termo no plural, portanto o verbo estar deve ficar no plural. (item errado)
C) O núcleo do sujeito do verbo evaporar é água, portanto "A água...evapora...". (item errado)
D) Verbo haver no sentido de existir é impessoal e deve ficar na terceita pessoa do singular, portanto "Sempre haverá pesquisadores...". Além disso, quem é o sujeito do verbo convencer? Quem convence os pesquisadores? O núcleo do sujeito deste verbo é "elas" (as bases), portanto o verbo deve ficar no plural. Assim: "...até que elas os convençam..." (item errado)
E) Em muitos casos como esse, sujeito e verbo ficam afastados o que pode confundir o candidato. Fiquem atentos. Faça sempre a pergunta ao verbo. O que se torna saudável? As taxas de umidade. Núcleo do sujeito é taxas, portanto o verbo deve ficar no plural e o adjetivo deve concordar com o substantivo taxas a que se refere. Assim: "...que as taxas...se tornam saudáveis..." (item errado)
Resposta: A

09. A letra errada é a C. O desmatamento indiscriminado (sem diferença, quer dizer que tudo pode ser desmatado)... um continente em um extenso (longo) e inabitável deserto.
Resposta: C

10. A) Sem sentido.
C) Sem clareza. Formam as nuvens quando se condensa.
D) Errado. O vapor primeiro é liberado e depois que se condensa, formam as nuvens. E não são as árvores que sobem na atmosfera.
E) Errado. Não existem dois vapores. O vapor é apenas o da transpiração das árvores. E as camadas de ar frio não se condensam sozinhas.
Resposta: B

11. Observem que, no primeiro parágrafo, um dos principais atributos que influenciam na hora da compra do consumidor é o desempenho ambiental das empresas além de outros como preço, qualidade e diversificação. Todos foram citados neste parágrafo.
Resposta: B

12. A resposta desta questão está no terceiro parágrafo quando ele diz: "...os estabelecimentos de saúde são caracterizados como geradores de resíduos, emissões e efluentes perigosos além de grandes consumidores de energia e água." Depois desta afirmação, pela oposição causada no emprego da locução conjuntiva 'No entanto', o leitor é levado a uma reflexão ajudada pelo trecho: "Fica claro que não bastam restrições legais, são também importantes os estímulos para que haja cooperação entre os elementos da cadeia na adoção de medidas efetivas."
Resposta: C

13. As letras A, B e D fazem afirmações sem nenhuma conclusão. Dentre as restantes, a C é a coerente porque mostra um caminho para tentar resolver os problemas citados mais acima. E para resolvê-los o texto diz que os fornecedores devem ter um comprometimento no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e processos menos poluentes.
Resposta: C

14. Observem a letra D. Em momento algum, no primeiro parágrafo, foi citado que as ações do início do texto se referem à indústria da saúde. O primeiro parágrafo não antecipa, faz uma introdução para mostrar como a importância do desempenho ambiental nas organizações influenciam os consumidores.
Resposta: D

15. Em questões desse tipo, procure achar detalhes que invalidem os itens. O que sobrar será a sua resposta.
ATENÇÃO!! A ideia não é esgotar os erros, mas invalidar o item.
A letra (A) está errada porque desenvolvimento sustentável não tem nada a ver com lucros. De forma geral, é um desenvolvimento pensando no meio ambiente.
A letra (B) está errada porque o pronome reflexivo não deixa claro quem se mantém.
A letra (C) está errada porque a nova frase não se encaixa no texto. Além disso, ser progressivamente pressionado significa pressionar de forma crescente. Isso não tem nada a ver com o progresso exigir medidas.
A letra (D) está errada porque iniciativa não tem nada a ver com objetivo. Alguém pode ter objetivo e não ter iniciativa para alcançá-lo.
Resposta: E

16. Nesta questão é essencial que você saiba quais são os complementos verbais e saiba identificar qual deles está na frase.

Os complementos são: objeto direto, objeto direto preposiocionado, objeto direto pleonástico, objeto indireto, objeto indireto pleonástico, predicativo do objeto, agente da passiva (CELSO CUNHA). Explicarei os dois mais importantes (objeto direto e indireto).

O objeto direto é aquele ligado ao verbo sem o auxílio de preposição. Liga-se diretamente. É complemento de verbo transitivo direto.
Finalmente, comprei um carro.

O objeto indireto é aquele ligado ao verbo com o auxílio de preposição. Liga-se indiretamente. É complemento de verbo transitivo indireto.
Os famintos precisam de ajuda.

Na frase temos: "...destacamos uma extensa..." O verbo destacar é um verbo transitivo direto, pois o seu complemento se liga a ele diretamente sem o auxílio de uma preposição, sendo, então, objeto direto.

Vamos procurar um objeto direto nas letras.

A) ...são também importantes os estímulos...
Os estímulos = sujeito
são = verbo de ligação
também = adjunto adverbial
importantes = predicativo do sujeito (errado)

B) Todas essa palavras de ordem remetem a uma ideia central...
Todas essa palavras de ordem = sujeito
remetem = verbo transitivo indireto
a uma ideia central = objeto indireto (errado)

C) ...a influir sobre as decisões de compra.
influir = verbo transitivo indireto (preposição sobre)
sobre as decisões de compra = objeto indireto (errado)

D) ...a despertar o interesse de pesquisadores...
despertar = verbo transitivo direto
o interesse de pesquisadores = objeto direto (certo)

E) ...melhor atender a suas especificidades...
melhor = adjunto adverbial
atender = verbo transitivo indireto
a suas especificidades = objeto indireto (errado)
Resposta: D

17. Queremos a alternativa errada.
A) Quando as formas verbais terminam em r, s ou z, os pronomes (o, a, os, as) se transformam em lo, la, los, las. Sendo assim, minimizar esses impactos = minimizá-los. (certo)
B) Pelo mesmo motivo da letra A, destacamos se transforma em destacamo-la. (certo)
C) Se a forma verbal termina em m ou som nasal, os pronomes (o, a, os, as) se transformam em no, na, nos, nas. Se não for nem esse nem o caso da letra A, a colocação é simples que é o caso desta letra. Favorecendo um desenvolvimento... transforma-se em favorecendo-o. (certo)
D) Como explicado na letra A, o verbo despertar deveria transformar-se em despertá-lo e não em despertar-lhes. (errado)
E) Nesta letra, o pronome relativo atrai o pronome deixando-o na forma simples apesar do verbo terminar em m: que suprem produtos = que os suprem. (certo)
Resposta: D

18. O objetivo é achar a alternativa correta ou invalidar as demais.
A) "que envolve mais de 70 mil estabelecimentos" está corretamente separado por vírgulas porque é oração subordinada adjetiva explicativa. Todas essas orações começam por pronome relativo e devem estar obrigatoriamente entre vírgulas. Se as vírgulas não existissem, a oração seria subordinada adjetiva restritiva e teria um outro sentido, significando que não são todas as indústrias que envolvem.

B) Alternativa errada porque não se separam o nome e o seu complemento em "A indústria, de assistência..." além da oração citada na letra A não estar entre vírgulas. Apenas uma não intercala.

C) Alternativa errada porque a oração citada na letra A está separada em local errado além de não se separar o verbo do seu complemento em "...envolve, mais de 70 mil...". Outro erro acontece em "...campo, da sustentabilidade..." como já visto na letra B.

D) Alternativa errada porque não se separam o nome e o seu complemento em "...assistência, à saúde..." além de não haver as vírgulas obrigatórias já citadas na letra A. Apenas uma não intercala. Também não se separa locução verbal em "...pode, ter...".

E) Alternativa errada porque não se separam o verbo e o seu complemento em "...pode ter, uma importante...".
Resposta: A

19. Vamos comentar cada lacuna na ordem.
1ª lacuna: não se coloca crase entre palavras repetidas, além da palavra ser masculina, portanto o certo é "lado a lado".
2ª lacuna: esta lacuna merece uma atenção especial. A crase ocorre, em geral, quando existe a preposição "a" pedida pela regência de um verbo ou nome mais o artigo feminino "a" pedido por uma palavra feminina. Na lacuna temos a presença da preposição pedida pela regência nominal de estímulos, mas a palavra feminina que vem depois da lacuna está no plural. Sendo assim, para haver a crase o artigo deve também ficar no plural, mas nenhuma alternativa traz isso. Então, o certo é "...são importantes os estímulos a medidas...".
3ª lacuna: aqui existe a presença da preposição "a", mas não existe a presença do artigo feminino por dois motivos: o primeiro é a presença do artigo indefinido e o segundo é a presença de uma palavra masculina que invalida a presença de uma crase. Portanto, o certo é "em direção a um desenvolvimento...".
Resposta: C

20. Nessa questão, infelizmente, o candidato tem que decorar o Manual de Redação e de Atos Oficiais. Veja o que ele diz sobre o Ofício:
Correspondência oficial externa usada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração Pública entre si e, também com particulares.
O Ofício Circular possui a mesma finalidade e deverá ser utilizado quando a informação for dirigida, simultaneamente, a diversos destinatários.

ESTRUTURA



TÍTULO: Ofício ou Ofício Circular (a letra O ou O e C, quando se tratar de Ofício Circular, maiúsculas e o restante em minúsculas), seguido do número seqüencial, ano, sigla da unidade organizacional e da instituição com alinhamento à esquerda.

LOCAL E DATA: 1 cm abaixo do código de identificação com alinhamento à direita.

DESTINATÁRIO: Tratamento e designativo do nome civil do destinatário, sempre que conhecido e confirmado, do cargo ou função ocupado seguidos da Instituição e do endereço.
ASSUNTO: Resumo do teor do ofício.
VOCATIVO: Que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
TEXTO: Desenvolvimento do assunto, sendo que, com exceção do fecho, todos os demais parágrafos devem ser numerados.
FECHO: Respeitosamente ou Atenciosamente, conforme o caso.
ASSINATURA: Titular da unidade organizacional.
Resposta: E