domingo, 9 de novembro de 2008

CESPE - TRT/DF (TEC. JUD. 2005)

Clique nas imagens para ampliá-las.


1. Tornar a justiça mais rápida e eficaz significa que ela era rápida e vai ficar melhor. (E)

2. Em nenhum momento o texto apresenta tais argumentos citados neste item. Pelo contrário, cita programas que representam um salto de qualidade para a justiça do trabalho. (E)

3. Não existe nenhuma incompatibilidade. (E)

4. Todas as formas sugeridas ligam a justiça do trabalho à qualidade. (C)

5. Essa é uma questão que merece um comentário maior. O primeiro elemento de uma enumeração que justifica a vírgula depois de "alguém", por ter a mesma função sintática, seria "a citação de alguém". A CESPE deveria ter sido mais específica quando ela fala de "primeiro elemento". Quem seria o primeiro elemento para ela, já que é citado no início do texto apenas a palavra "alguém"? Para que o item seja considerado certo, ela tem que levar em conta que o primeiro elemento é "a citação de alguém" (objeto direto). Na seqüência, aparecem outros objetos diretos. Resumindo: é um item que cabe recurso. (Resposta da CESPE: C)

6. Não podemos separar o verbo do seu complemento, observem: "...combatendo com rigor, o trabalho escravo...". "Com rigor" é adjunto adverbial e deveria vir, neste caso, entre vírgulas. Apenas uma vírgula vai separar o verbo "combatendo" do seu objeto direto "o trabalho escravo". (E)

7. Neste item, utilizou-se os recursos de voz ATIVA e voz PASSIVA: "...o governo desapropriou uma fazenda..." (ATIVA) e "...foi desapropriada pelo governo uma fazenda..." (PASSIVA). (C)

8. "... em decreto..." e "... por meio de decreto..." dizem a mesma coisa. (C)

9. Há erro no segundo trecho. O certo seria: "Podem ser desapropriadas, ...propriedades rurais" (E)

10. Seria correto substituir "que" por a qual. Veja o texto sobre pronomes relativos em http://www.portuguesnaveia.blogspot.com/. (E)

11. Tem é terceira pessoa do singular do presente do indicativo e têm é terceira do plural. (E)

12. O texto continua correto com as substituições sugeridas. (C)

13. Os conjuntos formados de um verbo auxiliar com um verbo principal chamam-se locuções verbais. Nelas conjuga-se apenas o auxiliar, pois o verbo principal vem sempre numa das formas nominais: no particípio, no gerúndio, ou no infinitivo impessoal. (E)

14. Ocorreu aqui a transformação de uma frase da voz passiva analítica para a voz passiva sintética. É importante ressaltar que na sintética "Considera-se o decreto de
desapropriação
..."
o termo destacado é o sujeito da frase. (C)

15. A forma verbal é utilizada para tempo passado e a preposição a é utilizada para tempo futuro. Veja mais sobre essa diferença em http://www.portuguesnaveia.blogspot.com/.

16. O infinitivo pessoal (aperfeiçoarem) não pode ser utilizado em orações sem sujeito ou sujeito simples, pois aperfeiçoarem é forma de sujeito composto. "O conselho foi instalado para aperfeiçoar..." (E)

17. Vinculado concorda com conselho. A frase poderia ser: "O conselho, vinculado, irá consolidar...". O termo destacado é predicativo do sujeito. (C)

18. Irá consolidar = Futuro do presente. Consolidaria = Futuro do pretérito. (E)

19. Aqui, "combate" rege a preposição a. "...de combate a..." (C)

20. Pode-se usar o emprego dos dois-pontos antes de uma enumeração: "...como atribuições: sugerir e debater..., incrementar... e estimular..." (C)

21. Ambigüidade é um vício de linguagem que gera duplo sentido e paradoxo é uma figura de linguagem que gera um contra-senso. Não há duplo sentido no texto. (E)

22. "...combatem, entre si..."?? (E)

23. Imperioso = que manda com império, arrogante. (C)

24. Sem comentários. (C)

25. "... os conquistadores combatam seus conquistados" (E)


-->

Nenhum comentário: