sábado, 22 de novembro de 2008

CESPE - TRT/PR (ANA. JUD. 2007)

Clique nas imagens para ampliá-las.


1. Entre as linhas 5 e 8 encontramos a resposta da nossa questão, principalmente quando o autor diz: "Nem sempre é assim." (C)

2. O emprego do subjuntivo pode denotar hipótese como explicitado no texto. Outras aplicações do subjuntivo são para exprimir um desejo, uma dúvida, uma ordem, uma exclamação. (C)

3. O referente de "completá-la" é relação e "essa" se refere a outra coisa. Isso já torna o item errado. (E)

4. O termo destacado em "...aos exemplos que são dados" introduz uma oração subordinada adjetiva que substitui um adjetivo. Podemos retirá-lo e o texto continuará correto e coerente pois teremos o adjetivo presente: "aos exemplos dados". Nas orações adjetivas o que é sempre um pronome relativo que neste caso se refere a exemplos. (C)

5. Pode haver a substituição sem nenhum problema. (C)

6. Quando o verbo ser vem antecedido de preposição, usa-se o singular ou o plural: Exemplos a ser (ou: a serem) seguidos; valores a ser (ou: a serem) cobrados; empregados para ser (ou: para serem) treinados; trabalhos fáceis de ser (ou: de serem) feitos. (C)

7. A primeira pessoa do plural tem o intuito de incluir o autor e o leitor no contexto. (C)

8. Não existe nada no texto que confirme o desaparecimento da distância entre os Estados Unidos da América e a Europa. Entre as linhas 8 e 10 temos outro tipo de informação. (E)

9. Mais (advérbio de intensidade) ainda refere-se a "vivendo isolados". (C)

10. O "do que" da linha 10 é que introduz o segundo termo de uma comparação. O da linha 9 é complemento de notícia. (E)

11. Além das fronteiras identifica nossos países vizinhos. "É pena,...o que acontece além das fronteiras" significa que devemos olhar mais para fora do país. Retoma o início do texto. (C)

12. Neste item, não podemos trocar a conjunção pelo artigo. A conjunção liga orações ou palavras da mesma oração e o artigo determina um substantivo. (E)

13. "...a maior parte...não é", mas "quase todos os...não são". Veja mais detalhes em concordância. (E)

14. Neste item cabe uma reflexão. Quando você, candidato a um cargo público, estiver analisando o item, não precisa descobrir todos os erros que ele tem. Basta achar um e ele já estará errado. Assim, não perca tempo e passe para o próximo. Nesta questão, o porquê que é citado no final deve ser junto e sem acento por ser uma explicação: "Porque na verdade,...". (E)

15. O que há no texto é uma silepse (concordância ideológica) de pessoa onde o autor se inclui no contexto. Podemos fazer também a concordância gramatical onde o núcleo do sujeito, todos, leva o verbo para a terceira pessoa do plural, carregam. (C)

16. A inserção da preposição apenas deixa mais claro os complementos nominais de manifestação. (C)

17. Não se pode separar o verbo (sublinhar) do seu complemento verbal, no caso, objeto direto (o fato): "É preciso sublinhar o fato...". Portanto, sem dois-pontos. (E)

18. Aqui, houve apenas a mudança do pronome relativo que continua se referindo a papéis. "...cujos papéis..." para "...com papéis que (os quais)..." (C)

19. O futuro do presente pode ser usado para as duas coisas: suposição decorrente da situação e realização em tempo posterior à fala. Neste item, o verbo procurará sugere mais uma suposição quando, em uma parte antes desse verbo, é citado: "O algoz, por exemplo, não pode...A vítima procurará...". (C)

20. Os papéis foram citados entre as linhas 12 e 14. Sem mais comentários. (C)

21. Não se usa crase antes de verbo. Veja mais detalhes em crase. (E)

22. No grau comparativo de superioridade analítico do adjetivo podemos utilizar tanto a forma "...mais rápido do que..." como "...mais rápido que...". (E)

23. "Além da liberdade" (linha 3/4) significa que existem mais fatores do que só a liberdade, ou seja, ela é apenas um deles. (C)

24. Como "as sociedades" é o sujeito de "criarem" não pode haver a contração da preposição de mais o artigo as. Este sujeito inicia oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo. (C)


2 comentários:

Anônimo disse...

Moisés, obrigado por ter corrigdo a imagem! As duas desse post também não estão abrindo, bem como a segunda imagem do posto abaixo.

Se puderes corrigir serei imensamente grato!

Abraços

Moisés disse...

Problema corrigido. Obrigado pela sua participação.