 1. Entre as linhas 5 e 8 encontramos a resposta da nossa questão, principalmente quando o autor diz: "Nem sempre é assim." (C)
1. Entre as linhas 5 e 8 encontramos a resposta da nossa questão, principalmente quando o autor diz: "Nem sempre é assim." (C) 
2. O emprego do subjuntivo pode denotar hipótese como explicitado no texto. Outras aplicações do subjuntivo são para exprimir um desejo, uma dúvida, uma ordem, uma exclamação. (C) 
3. O referente de "completá-la" é relação e "essa" se refere a outra coisa. Isso já torna o item errado. (E) 
4. O termo destacado em "...aos exemplos que são dados" introduz uma oração subordinada adjetiva que substitui um adjetivo. Podemos retirá-lo e o texto continuará correto e coerente pois teremos o adjetivo presente: "aos exemplos dados". Nas orações adjetivas o que é sempre um pronome relativo que neste caso se refere a exemplos. (C) 
5. Pode haver a substituição sem nenhum problema. (C) 
6. Quando o verbo ser vem antecedido de preposição, usa-se o singular ou o plural: Exemplos a ser (ou: a serem) seguidos; valores a ser (ou: a serem) cobrados; empregados para ser (ou: para serem) treinados; trabalhos fáceis de ser (ou: de serem) feitos. (C) 
7. A primeira pessoa do plural tem o intuito de incluir o autor e o leitor no contexto. (C) 
8. Não existe nada no texto que confirme o desaparecimento da distância entre os Estados Unidos da América e a Europa. Entre as linhas 8 e 10 temos outro tipo de informação. (E) 
9. Mais (advérbio de intensidade) ainda refere-se a "vivendo isolados". (C) 
10. O "do que" da linha 10 é que introduz o segundo termo de uma comparação. O da linha 9 é complemento de notícia. (E) 
11. Além das fronteiras identifica nossos países vizinhos. "É pena,...o que acontece além das fronteiras" significa que devemos olhar mais para fora do país. Retoma o início do texto. (C) 
12. Neste item, não podemos trocar a conjunção pelo artigo. A conjunção liga orações ou palavras da mesma oração e o artigo determina um substantivo. (E) 
 13. "...a maior parte...não é", mas "quase todos os...não são". Veja mais detalhes em concordância. (E)
 13. "...a maior parte...não é", mas "quase todos os...não são". Veja mais detalhes em concordância. (E) 
14. Neste item cabe uma reflexão. Quando você, candidato a um cargo público, estiver analisando o item, não precisa descobrir todos os erros que ele tem. Basta achar um e ele já estará errado. Assim, não perca tempo e passe para o próximo. Nesta questão, o porquê que é citado no final deve ser junto e sem acento por ser uma explicação: "Porque na verdade,...". (E)
15. O que há no texto é uma silepse (concordância ideológica) de pessoa onde o autor se inclui no contexto. Podemos fazer também a concordância gramatical onde o núcleo do sujeito, todos, leva o verbo para a terceira pessoa do plural, carregam. (C)
16. A inserção da preposição apenas deixa mais claro os complementos nominais de manifestação. (C)
17. Não se pode separar o verbo (sublinhar) do seu complemento verbal, no caso, objeto direto (o fato): "É preciso sublinhar o fato...". Portanto, sem dois-pontos. (E)
18. Aqui, houve apenas a mudança do pronome relativo que continua se referindo a papéis. "...cujos papéis..." para "...com papéis que (os quais)..." (C)
19. O futuro do presente pode ser usado para as duas coisas: suposição decorrente da situação e realização em tempo posterior à fala. Neste item, o verbo procurará sugere mais uma suposição quando, em uma parte antes desse verbo, é citado: "O algoz, por exemplo, não pode...A vítima procurará...". (C)
20. Os papéis foram citados entre as linhas 12 e 14. Sem mais comentários. (C)
21. Não se usa crase antes de verbo. Veja mais detalhes em crase. (E)
22. No grau comparativo de superioridade analítico do adjetivo podemos utilizar tanto a forma "...mais rápido do que..." como "...mais rápido que...". (E)
23. "Além da liberdade" (linha 3/4) significa que existem mais fatores do que só a liberdade, ou seja, ela é apenas um deles. (C)
24. Como "as sociedades" é o sujeito de "criarem" não pode haver a contração da preposição de mais o artigo as. Este sujeito inicia oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo. (C)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2 comentários:
Moisés, obrigado por ter corrigdo a imagem! As duas desse post também não estão abrindo, bem como a segunda imagem do posto abaixo.
Se puderes corrigir serei imensamente grato!
Abraços
Problema corrigido. Obrigado pela sua participação.
Postar um comentário