terça-feira, 4 de novembro de 2008

FCC - TRT/PR (TEC.JUD.2004)

Clique nas imagens para ampliá-las.



1. O texto fala sobre segurança pública e a idéia central está descrita no início do terceiro parágrafo. (D)

2. A resolução desta questão está em interpretar corretamente o elemento de coesão "Assim". Ele faz referência a parte do texto que diz: "Mas há ponderáveis correntes que afirmam que as Forças Armadas não podem fazê-lo (substituir a polícia), admitindo apenas que, em circunstâncias excepcionais, os militares façam policiamento ostensivo e preventivo." Isso pode ser visto na letra (B).

3. Aqui, "brecha" está no sentido de hipótese. Podemos dizer também que a resposta desta questão é uma paráfrase do texto original. (A)

4. A causa dos militares serem convocados pelo STE foi a falta de outra força organizada nacionalmente. (C)



5. A forma pronominal descrita aqui e já colocada na questão 2 refere-se a "...substituir a polícia". (E)

6. Aqui, o estudante poderia ficar entre as letras A e B visto que são itens possíveis para o emprego das aspas, mas seria uma infelicidade do constituinte utilizar de ironia num texto constitucional. Veja o uso das aspas em pontuação. (B)

7. Bem, primeiro precisamos saber que o complemento exigido pelo verbo grifado é o objeto direto. Assim, precisamos achá-lo entre as alternativas. Observem nas letras A, B e D a existência de verbos de ligação que pedem predicativo. Na letra C, temos uma voz passiva sintética que mostra seu sujeito quando transformada em analítica: "O papel das Forças Armadas é discutido". Portanto, nesta letra teríamos um sujeito. O certo está na letra E, pois quem permite, permite alguma coisa (objeto direto). (E)

8. Iminente significa prestes a acontecer, próximo e eminente significa ilustre, notável, célebre, elevado. (C)

9. (B) é falsa: "...a violência...aumentou". (C) é falsa: "As altas taxas...já começaram...". (D) é falsa: "O aumento...pode". (E) é falsa: "...está havendo resultados...programas que se destinam" - verbo haver em locução verbal no sentido de existir deixa o auxiliar na 3ª do singular. Resposta: (A)

10. O certo é privilegiem. (D)

Nenhum comentário: