quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CESPE - TRT/BA (TEC. JUD. 2008)

Clique nas imagens para ampliá-las.


1. O verbo tecermos (1ª pessoa do plural) está no sentido de escrever e refere-se ao autor e seus colegas que escrevem no espaço citado do Jornal do Commercio. (E)

2. O verbo decidem concorda com "atitudes...e entidades". (E)

3. O verbo recuperar é transitivo direto e pede objeto direto, aquele que é ligado ao verbo sem o auxílio de preposição, ou seja, diretamente. (C)

4. As orações subordinadas adjetivas explicativas são iniciadas por pronome relativo e devem vir entre vírgulas. (C)

5. O "lhes" é um pronome que substitui um nome citado anteriormente, no caso, "pessoas". (E)

6. Realmente, o que é dito na linha 16 é um argumento que reforça as linhas iniciais do texto. (C)

7. A relação que há no texto é: no universo dos 6% dos menores que trabalham, 20 mil não estudam. Não existe relação que confirme o fato citado na questão. (E)

8. Inferir significa deduzir e não precisa estar explícito no texto, portanto se o grupo que só estuda está aumentando, o que estuda e trabalha está diminuindo por dedução. (C)

9. As orações subordinadas adjetivas restritivas são iniciadas por pronome relativo e não podem vir entre vírgulas. (C)

10. Com a colocação da conjunção embora, o verbo TER teria que passar do presente do indicativo (tem) para o presente do subjuntivo (tenha). (E)

11. Podemos encontrar a resposta desta questão entre as linhas 3 e 5: "...os menores de 15 anos...são responsáveis por uma parcela que vai de um terço a 100% da renda familiar." (C)

12. Uma família pobre recebe, no máximo, R$ 112,00 (linha 13). As crianças que trabalham ganham, em média, R$ 226,00 e as que trabalham e estudam conseguem uma renda de até 151,00 (linhas 7 a 9). Portanto, seria o contrário do que o item fala. (E)

13. A palavra semelhante rege a preposição a: quem é semelhante, é semelhante a alguém. Elipse é uma figura de linguagem que omite um termo que facilmente podemos subentender. No caso, foi omitida a palavra escola depois da crase: "...semelhante à (a + a) escola de crianças..." (a, prep. + a, art. = à). Veja elipse também em http://portuguesnapratica.blogspot.com/2008/09/cespe-abin-2004.html. (C)

14. Não existe narração no texto. O que existe é uma dissertação, pois apresenta-se uma opinião sobre algo, no caso, trabalho infantil. (E)

15. Na dissertação subjetiva, o autor se deixa envolver expressando suas idéias. O verbo fica normalmente na primeira pessoa. Na objetiva, o autor defende idéias de outros. O verbo fica na terceira pessoa. Assim, além de não existirem quase pronomes pessoais no texto, a dissertação é objetiva porque o autor defende idéias de outros e os verbos estão em terceira pessoa: são, estudam, trabalham, participam, ganham, conseguem,... (E)



16. Tais expressões não caracterizam correspondências oficiais. Outras são as características, como o fechamento das comunicações com "Respeitosamente" ou "Atenciosamente". (E)

17. O adjunto adverbial quando deslocado deve vir entre vírgulas. Normalmente ele ocupa o final da oração. Se deslocarmos o trecho citado, que é um adjunto adverbial, para depois da preposição "para", ele deverá ficar entre vírgulas sem prejuízo para correção gramatical e o sentido do texto. (C)

18. Um conselho para os candidatos: se não souberem o significado da palavra mote é melhor deixar a questão em branco do que correr o risco de errar e anular uma questão acertada. Mote significa tema. (C)

19. Locução adverbial (adjunto) em início de texto deve vir com vírgula. A ordem direta é: sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial. (C)

20. Os travessões podem ser substuídos por vírgulas sem nenhum problema. Vejam mais detalhes em pontuação. (E)

-->

5 comentários:

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

Gostaria de saber se vai ser resolvida a prova de analista do TRT/BA 2008.

Abraços

Moisés disse...

Sim. Serão resolvidas as provas de analista do TRT/BA e do SEBRAE/BA.

Antonio disse...

Obrigado!!! Abraços

Anônimo disse...

Oi Moisés vc é o cara hein!!! Obrigada!!!