PARTE I
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1 - Esta questão começa a ser respondida a partir da linha 9: "Só são, entretanto, suscetíveis de medida as grandezas que admitem um elemento como base de comparação." Ser suscetível significa envolver possibilidade de certa coisa. Sendo assim, no andamento da leitura até a linha 16, não é possível aplicar sistemas de medidas para o que é infinito.
Resposta: C
2 - Realmente é advérbio de afirmação. Depois deste advérbio, o autor confirma o enunciado de Pitágoras feito anteriormente com o seguinte trecho: "O pensamento mais simples não pode ser formulado sem nele se envolver, ..., o conceito fundamental do número."
Resposta: C
3 - A ordem direta do trecho citado é: "Outra noção de indiscutível importância surge do número, que é a base da razão e do entendimento: é a noção de medida." Veja que o pronome relativo "que" deve continuar se referindo a número.
Resposta: E4 - Grandeza tem que concordar com suscetíveis, portanto as grandezas são suscetíveis.
Resposta: E
5 - Se trocarmos medir-se por medir transformamos uma voz passiva sintética em ativa. Se trocarmos avaliar por avaliar-se fazemos o contrário: transformamos uma voz ativa em passiva sintética. A voz passiva nestes casos é possível porque os verbos são transitivos diretos. Quem mede, mede alguma coisa e quem avalia, avalia alguma coisa. Verbos intransitivos e transitivos indiretos não admitem a voz passiva. Nestes casos o "se" seria índice de indeterminação do sujeito.
Resposta: C6 - Vamos analisar as seguintes frases:
O tempo é sempre infinito (Sujeito: O tempo, núcleo: tempo)
Não pode o efêmero servir de unidade a avaliações (Sujeito: o efêmero, núcleo: efêmero)
Resposta: E
7 - Houver tem o mesmo sentido de tiver neste caso. Artigo correto.
Resposta: C
8 - O verbo assegurar é transitivo direto e indireto, portanto "é assegurado a qualquer pessoa...o direito..."
Resposta: E
9 - A palavra "direcionada" pede preposição a e "coletividade" pede artigo feminino a, portanto "...direcionada à coletividade..."
Resposta: E10 - Usura é com S.
Resposta: E
PARTE II
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11 - Com a substituição por uma das conjunções sugeridas, a oração passa a ter um significado causal, mudando o sentido original do texto.
Resposta: E
12 - Tanto os travessões como os parênteses podem ser utilizados para separar expressões ou frases explicativas intercaladas. É o que ocorre no texto.
Resposta: C
13 - Observem que houve mudança de verbo. No primeiro, levar, "as sociedades primitivas" é objeto direto e "à necessidade de normalizar..." é o objeto indireto. Na troca do verbo, trazer, "às sociedades primitivas" é objeto indireto e, portanto, "a necessidade de normalizar..." tem que perder a crase tornando-se o objeto direto. Perfeito.
Resposta: C
Para as questões 14, 15 e 16, temos que saber o Manual de Redação da Presidência da República. Este é um tópico a parte. Ele pode ser acessado em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/galeria-de-fotos/arquivos-importados/arquivos-pdf/manual-de-redacao-pdf
14 - No padrão ofício, há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
Resposta: E
15 - Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado. Cabe recurso.
Resposta: Gabarito da CESPE - C
16 - Com o fito de simplificar os fechos e uniformizá-los, o Manual estabelece
o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente
Resposta: E
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