quarta-feira, 25 de março de 2009

AOCP - DESENBAHIA (2009)

Clique nas imagens para ampliá-las.


26 - A resposta desta questão está no trecho que diz: "Tarso, metralharam seus críticos, teria se precipitado e tomado sua decisão com base em simpatias ideológicas." (Início do texto)

Resposta: D


27 - O pronome relativo é aquele que pode ser substituído por "O QUAL" e flexões e inicia oração subordinada adjetiva. Aparece relacionado a um substantivo e, em muitas vezes, mas não é regra, vem logo após a ele. Veja:

a) "integrante...que..."

b) "...assassino que..."

c) "...injustiça que..."

d) "...inoportunidade que..."

e) O elemento destacado não é pronome relativo. É conjunção subordinada substantiva que pode ser substituída pelo pronome "isso", como um método prático para identificação dela: "...contribuiu para que se concluísse ISSO".

Resposta: E




28 - O sujeito de metralharam é "seus críticos". Invertendo a ordem da frase, o sujeito fica mais evidente: "...seus críticos metralharam". Podemos entender que os críticos de Tarso Genro metralharam-no.

Resposta: D


29 - Para responder a esta questão, precisamos saber o que é um aposto. Aposto, segundo Celso Cunha (Nova gramática do português contemporâneo) é o termo de caráter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a um equivalente destes, a título de explicação ou de apreciação. Geralmente (não é regra) há pausa entre o termo e o aposto marcada pela vírgula. O aposto pode ser resumidor, explicativo, especificativo, enumerativo ou recapitulativo. Observe nas alternativas que a única que não resume, nem explica, nem específica termo anterior é a letra C. Vamos analisar as outras alternativas:

a) Nesta letra, está se especificando quem é o titular da justiça: TARSO GENRO.

b) A mesma situação da letra anterior, onde o aposto diz quem é o grupo extremista de esquerda.

d) Aqui, o aposto é uma enumeração. Quem são os insuspeitos? O comitê e a procuradoria.

e) Na letra E, o aposto está especificando quem é o italiano: CESARE BATTISTI.

Resposta: C


30 - Nesta questão, temos que atentar para a regência dos verbos. O verbo executar é transitivo direto e se liga ao seu complemento sem auxílio de uma preposição. Desta forma, da-se a este complemento o nome de OBJETO DIRETO pela ligação direta entre o verbo e seu complemento. Já o verbo discordar é transitivo indireto e se liga ao seu complemento com o auxílio da preposição "de", por isso este complemento é chamado de OBJETO INDIRETO, pois é ligado indiretamente ao verbo.

Resposta: A


31. Esta é uma questão de vocabulário. Precisamos saber que a única alternativa que não se encaixa como sinônimo de inoportunidade é a letra A: INAPTIDÃO.

Resposta: A


32 - Na letra A, "quando" é conjunção temporal que dá a ideia de tempo: "as mortes aconteceram na época que ele encabeçava...". Na letra B, o "se" é conjunção condicional. Veja que existe uma condição para ele se deixar levar. Na letra C e D, existem conjunções adversaticas que dão ideia de oposição na oração. A única alternativa incorreta é a letra E porque "uma vez que", na frase, dá a ideia de causa.

Resposta: E


33 - Aqui, nós discordamos do gabarito preliminar porque na função emotiva da linguagem prevalece a primeira pessoa e o texto é todo em terceira pessoa. Este é um texto em que prevalece a linguagem referencial. Observem a diferença entre os dois:


Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.


Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.

Ainda existem as funções conativa ou apelativa, metalinguística, fática e poética.

Resposta em discordância com o gabarito preliminar: A


34 - I) Surgirem = Futuro do subjuntivo

II) Concluísse = Imperfeito do subjuntivo

III) Estiver = Futuro do subjuntivo

Resposta: B


35 - A única alternativa errada é a letra C onde "Em outubro" não é adjunto adverbial de lugar, e sim, adjunto adverbial de tempo.

Resposta: C


2 comentários:

Marcelo disse...

estou estudando para uma prova da aocp, e no carderno de prova (AOCP - DESENBAHIA (2009)) disponibilizado na internet a questão 29) e) “...de conceder refúgio político ao italiano Cesare
Battisti abriu uma fenda diplomática...”. "e) Na letra E, o aposto está especificando quem é o italiano: CESARE BATTISTI." não tem o : ali entao eu marcaria essa como errada.

Moisés disse...

Apenas comentei a letra e coloquei os dois-pontos no meu comentário, mas na letra E não tem os dois-pontos e mesmo assim continua sendo aposto.